10 Sinais que Você Pode Ser um Narcisista

645

Você gosta de ser o centro das atenções

center-attention-400x400
Credito:image Cris Ryan

“Os narcisistas dominam conversas”, diz psicoterapeuta José Brugo, PhD, o autor de O The Narcissist You Know “Eles se sentem compelidos a falar sobre si mesmos, e eles exageram suas realizações.” Você pode depara-se embelezando suas histórias, contornando-as para impressionar o seu público. Você mostra-se como conselheiro mais confiável do chefe, o mais inteligente da sua sala, o vizinho mais popular. Estas formações são fáceis de desculpar como mentirinhas que ajudam a contar um conto melhor. Mas realmente servem a um propósito mais arriscado: para escorar uma versão idealizada de si mesmo que distrai-lo do medo intolerável que você não é realmente bom o suficiente.

Você tem o hábito de dar conselhos (mesmo quando não é solicitado)

unsolicited-advice-400x400
credito imagem :Getty Images

Claro, você está tentando ser útil ao recomendar os melhores restaurantes da cidade, ou compartilhando sua sabedoria sobre alguma coisa vivenciada ou observada. Mas você também estão aproveitando a oportunidade de demonstrar o seu conhecimento e discernimento superior, explica Brugo. “Os narcisistas são sempre um pouco mais que a conhecem”, diz ele. “Eles parecem ter a informação privilegiada sobre tudo.” Ao agir mais sofisticado do que todos na sala, você está reforçando o seu senso inflado de auto-infelizmente à sua custa.

Você detesta fica esperando 

waiting-in-line-400x400
Credito imagem: Getty Images

Você se sente frustrado se alguém não responde ao seu whatsapp ou sua mensagem de texto imediatamente. Em algum nível, você acha que merece um tratamento especial, se você está entre amigos ou no DMV. “O que quer que as necessidades de um narcisistas são, eles precisam ser atendidas agora”, diz  terapeuta de família  Karyl McBride, PhD, que já escreveu dois livros sobre como lidar com narcisistas, , Will I Ever Be Good Enough?  and Will I Ever Be Free of You? .”Eles querem o cumprimento automático, porque eles são tão importantes.” Se você é consciente disso ou não, você vive sua vida com um senso de direito, e para melhor ou pior, esperar que o mundo gira em torno de você.

Sua ambição não conhece limites

ambition-400x400
Credito :(Ezra Bailey/Taxi/Getty

É uma coisa para atirar para as estrelas, e depois trabalhar muito para chegar lá não para sempre que mais. Você acredita que está destinado à grandeza. Esse tipo de suposição grandioso é um sintoma clássico de narcisistas. Eles tendem a acreditar que eles são naturalmente especial, e parte de uma classe de elite que merece apenas o melhor. “Eles fantasiam sobre como muito mais poderoso que será, quanto mais bonita, quanto mais rico”, explica McBride. Eles também preferem se associar com outros de “alto status”, e podem ser obsessivas com símbolos de status e até mesmo menosprezar qualquer um que eles não percebem ser parte do mesmo clube exclusivo.

Você sabe como usar o charme

turn-on-charm
Créditos: Getty Imagens

Você tem um talento especial para fazer outras pessoas se sentirem importantes. Seus relacionamentos provavelmente são rápidos, como os intoxicantes romances de livros de histórias. Mas toda a admiração que você tem pela pessoa é parte de um acordo tácito: Você espera que ele ou ela fosse te fazer você se sentir tão atraente e inteligente. Um minuto ele questiona ou o critica, ai já era  “ele ou ela vai do pedestal à pilha de lixo”, como Brugo coloca.

Você é do tipo competitivo

competitive
Getty Imagem

Na visão de mundo de um narcisista, há vencedores e perdedores, diz Brugo e o narcisista precisa para ganhar em praticamente todos os campo domínios-no, no escritório, Jogo, mesmo nas brincadeiras em família. “Eles têm que fazer tudo para ser superior à outra pessoa”, explica ele, em uma busca incessante para provar o seu domínio. O adversário poderia ser um estranho ou alguém que você ama. Essa unidade compulsiva de sair por cima (não importa o que acaba na parte inferior) faz com que seja difícil de comemorar os sucessos de outras pessoas, como, digamos, do seu amigo de faculdade bonita nova casa, porque nesse momento, outra pessoa é o “vencedor”.

Você é famoso por rancores

hold-grudges-
Credito:Getty Imagem

Para todos os outros, você provavelmente parecem muito confiantes, o tipo de pessoa que não dá a mínima para o que as outras pessoas pensam. Mas para os narcisistas, que não poderia estar mais longe da verdade. Eles se preocupam profundamente com a manutenção de sua imagem idealizada de si mesmos, e têm dificuldade para tolerar qualquer tipo de desaprovação ou insulto, explica Brugo. Não importa quão pequena uma crítica, “que se sente como um enorme ataque, um ataque pessoal”, e um que é improvável que esquecer. “Se eles se sentem desprezados, ou abandonados, eles não acabar com ela”, acrescenta McBride. Ao invés de lidar com os seus sentimentos feridos, eles ficam com raiva e buscar vingança, de uma forma ou de outra.

Nunca é sua culpa

never-at-fault-
Credito: Getty Imagem

Pergunte a si mesmo se você admitir quando você está errado: Você assume seus? Você desculpas por eles, e tentar corrigi-los? Ou você inverte imediatamente o roteiro e diz coisas como: “É por causa de como você estava me tratando que fiz XYZ”. Os narcisistas se recusam a ser responsabilizados por seus erros e seu  mau comportamento,  em vez transferir a culpa para outra pessoa, diz McBride. Mesmo dentro de suas estreitas relações pessoais, os narcisistas acreditam que há sempre um vencedor e um perdedor, e ela vai fazer o que é preciso para vencer.

Você tirar proveito de pessoas

take-advantage-people
Credito: Getty Imagem

Ele pode não só ser intencional, mas isso acontece, porque você tende a ver as situações em termos do que eles significam para você, e você. O motivo? A falta de empatia, explica McBride. A “incapacidade de transformar-se no mundo emocional dos outros” é uma pedra angular do narcisismo, ela diz e que o torna tão perigoso. “Os narcisistas esperam que os outros giram em torno de suas necessidades, mas eles se recusam a fazer o mesmo para qualquer outra pessoa.” Isso significa que para conseguir o que você quer, você não tem medo de manipular ou intimidar quem quer que esteja no seu caminho. Porque no final, é sempre tudo sobre você .

Você tem um vício 

addiction
Credito: Getty Imagem

Pense em como as pessoas se sentem quando elas estão altas: intocável, à prova de balas, no topo do mundo. Em essência, é a mesma sensação de grandiosidade que os narcisistas anseiam. Sua alta poderia vir de álcool, cirurgia plástica, shopping-não importa. “O narcisista viciado continua buscando sua satisfação de novo e de novo para fica sentindo-se  no topo do mundo. Quando o efeito desaparece, eles ficam muitas vezes cheios de vergonha. E quando a vergonha se torna insuportável, eles se voltam para o que os satisfazem novamente. “