Fatos sobre nossa vizinha Andrômeda

723

A galáxia mais próxima da Via Láctea, nossa galáxia, e a Andrômeda, catalogada como (M31), é uma das poucas galáxias que podem ser vista da Terra sem ajuda.Andrômeda está situada na constelação com esse mesmo nome, a distância entre nossa galáxia e de aproximadamente 2,5 milhões de anos-luz da Terra. Isso significa que a Andrômeda que vemos hoje é aquela de 2,5 milhões de anos atrás, pois a luz que sai dessa galáxia e nos possibilita enxerga-la demorou todo esse tempo para chegar até aqui.Em aproximadamente 4,5 bilhões de anos, os astrônomos acreditam que Andrômeda e a Via Láctea irão colidir e o poderá resultar em uma outra galaxia gigante. Vejamos algumas curiosidades que já se sabe dessa galáxia.

andromeda-galaxy

Perfil

Designação: M31, NGC 224
Tipo: espiral
Distância Via Láctea: 2,5 milhões de anos-luz
Diâmetro: 260.000 anos-luz
Massa: de 400 bilhões de massas solares
Número de Estrelas: 1 trilhão
Outras galáxias vizinhas: 14 galáxias anãs, incluindo M32, M110 e, possivelmente, M33 (A galáxia de Triangulum).

Fatos Sobre Andrômeda

Andrômeda é a maior galáxia do grupo local, mas não e a mais maciça. Na Via Lácte é já se sabe que contém mais matéria escura, o que poderia torná-la muito mais maciça.
Uma vez que é a galáxia espiral mais próxima a nós, astrônomos usam a Galáxia de Andrômeda para entender a origem e evolução de galáxias.
A Galáxia de Andrômeda está se aproximando da Via Láctea a cerca de 100 a 140 quilômetros por segundo.
A Galáxia de Andrômeda tem um núcleo duplo muito cheio. Ele só tem um grupo de estrela maciça à direita no seu coração, mas também tem pelo menos um supermassivo buraco negro escondido no núcleo.
Os braços espirais da galáxia de Andrômeda estão sendo distorcidas por interações gravitacionais com duas galáxias companheiro, M32 e M110.
A Galáxia de Andrômeda tem pelo menos dois braços espirais, além de um anel de poeira que pode ter vindo da galáxia menor M32. Os astrônomos acreditam que ele pode ter interagido mais estreitamente com Andrômeda várias centenas de milhões de anos atrás, quando M32 mergulhou através do coração de seu vizinho maior.
Há pelo menos 450 aglomerados globulares orbitam ao redor da galáxia de Andrômeda. Alguns deles estão entre os enxames globulares mais densamente povoadas já vi.
A Galáxia de Andrômeda é o objeto mais distante você pode detectar a olho nu. Você precisa de um bom local longe das luzes brilhantes, a fim de vê-lo.