Imagens de como seria o sol visto de outros planetas

1185

Quando olhamos para o Sol não imaginamos como seria se pudéssemos ver ele de outro planeta, devido as grandes distâncias fica difícil imaginar, mas graças a imaginação do artista Ron Miller,Um ilustrador de que vive na Virginia , EUA, podemos ter uma vaga ideia dessa experiência.

Ele dedicou décadas de sua carreira descrevendo o espaço e agora nos ajuda a responder essa complicada questão. Miller levou em consideração distâncias astronômicas e também cálculos de intensidade da luz para desenhar como o sol poderia surgir no céu de cada um dos oito planetas. Eles mostram o sol como ele aparece no céu de cada um dos oito planetas (junto com o nosso planeta anão favorito, Plutão). Para criar as obras, Miller tinha de descobrir qual seria o tamanho do sol em cada imagem, mas ele disse que isso não foi muito difícil descobrir ” A única coisa importante era saber o quão longe esta o sol. Se, por exemplo, você está 20 vezes mais longe do Sol do que a Terra, então o sol vai ser 20 vezes menor.”

mercurio
Ron Miller

Mercúrio: o planeta fica a 58 milhões de quilômetros do sol, ou 39% da distância da Terra do sol. Em Mercúrio, o Sol surge, aproximadamente, três vezes maior do que na Terra.

venus
Ron Miller

Vênus: o sol quase não apareceria em Vênus por causa das densas nuvens carregadas de ácido sulfúrico. O astro fica a 107,8 milhões de quilômetros do planeta – 72% da distância da Terra do sol.

terra
Ron Miller

Terra: estamos a 149,6 milhões de quilômetros do sol. A esta distância, o sol cobre uma área do céu de cerca de 0,5 grau. A lua cobre a mesma área. Isto significa que quando a Lua passa entre o sol e o nosso planeta, somos presenteados com o eclipse solar abaixo.

marte
Ron Miller

Marte: o sol no empoeirado Planeta Vermelho está a 228,5 milhões de quilômetros e se apresenta menor do que na Terra.

Ron Miller
Ron Miller

Júpiter: o sol visto de Europa, uma das luas de Júpiter. Este planeta fica a 779 milhões de quilômetros da estrela, ou cerca de 5,2 vezes mais longe do que a distância da Terra do Sol. Aqui vemos Júpiter prestes a eclipsar um sol cinco vezes menor do que o que vemos da Terra. A luz solar que passa através da densa atmosfera do planeta o ilumina na forma de um anel de luz vermelha.

Ron Miller
Ron Miller

Saturno: aqui o sol está a, aproximadamente, 1,4 bilhão de quilômetros do sol, ou seja, 9,5 vezes mais longe do que a distância da Terra do sol.

Ron Miller
Ron Miller

Urano: O sol visto de Ariel, uma das luas de Urano. O planeta fica a 2,8 bilhões de quilômetros do Sol, ou cerca de 19 vezes mais longe do que estamos do astro.

Ron Miller
Ron Miller

Netuno: O sol visto de Tritão, uma das luas de Netuno. Este gigante gasoso fica a 4,5 bilhões de quilômetros do Sol. Ou seja, 30 vezes mais longe do que a distância da Terra do sol. Nuvens de poeira e gás expelidos por gêiseres de Tritão obscurecem parcialmente um pequeno sol, que é apenas um ponto no céu, 30 vezes menor do que visto da Terra.

plutao
Ron MIller

Plutão: o sol fica a uma distância absurda de 5,9 bilhões de quilômetros, ou seja, 40 vezes a distância da Terra em relação à estrela. A partir daqui, a luz do sol é 1.600 vezes mais fraca do que na Terra. Ainda assim, é 250 vezes mais brilhante que uma lua cheia aqui na Terra – brilhante o suficiente para ofuscar todos os outros objetos no céu e também difícil de olhar diretamente.