Muito provavelmente você já usou calça jeans antes, e, se não (se você é uma exceção), mas você já deve ter visto em alguém.
O que eu estou tentando dizer é que os jeans são um dos itens mais comuns que existem hoje, pelo menos e uma pessoa veste no minimo de dois a três pares por semana. Muito provavelmente você já viu os botões pequenos de metal com bolsos de jeans, você sabe qual a função que eles têm?
Alguns aceitaram a existência destes botões sem ao menos questionar, e acham que eles não têm nenhum propósito definido. Eles eram como algo que não se atreveria a questionar ou algo assim? Mas parece que eles têm um papel bem definido. Aparentemente, estes botões são chamados rebites e e estão la para evitar que o seu jeans se desgaste.

Lá em 1873, quando a primeira calça jeans do mundo foi inventada pelo Levi Strauss, era tudo bem diferente da calça jeans que conhecemos hoje. A gente já contou essa história aqui, mas vale a pena lembrar que ela tinha apenas as costuras e era de um tom amarronzado.

Daí, uma ideia brilhante veio da mente de Jacob David, fabricante de estribos para cavalo. Colocar rebites de reforço nas costuras do jeans! É desses estribos que saíram as primeiras pecinhas que tornavam a calça mais resistente ao trabalho árduo dos mineradores, os rebites!

O rebite não perdeu a sua principal função, mas atualmente ele é mais usado como acessório ou complemento. Naquela época, a intenção de Strauss era acrescentar resistência aos garimpeiros que faziam uso da calça jeans.

O sucesso de venda dessas calças foi tão grande que Strauss e Davis decidiram requerer a patente do produto. Em 20 de maio de 1873, o Departamento de Patentes e Marcas Comerciais dos Estados Unidos concedeu à Levi Strauss & Co. e a Jacob Davis a autoria dos chamados Waist-Overalls, reforçados com rebites de cobre.

ptgama-capa1-640x398